5 vantagens de optar por um consórcio de moto

5 vantagens de optar por um consórcio de moto

Planejar e programar a compra de uma motocicleta é uma maneira eficiente de realizar o sonho de ter um veículo. Para quem está em busca de crédito para alcançar seus objetivos, são inúmeras as vantagens de um consórcio de moto.

Essa alternativa é eficaz para comprar tanto um veículo novo quanto um usado, sendo possível adequar as parcelas de acordo com as condições de pagamento do cliente.

E um fator que não pode ser desconsiderado: esse crédito é liberado sem o pagamento de juros.

Para quem tem interesse em fazer um investimento seguro, para adquirir uma moto em um prazo mais longo, essa modalidade de compra está sendo a mais utilizada nos últimos anos.

Se você está pensando em comprar sua motocicleta, listamos 5 vantagens consórcio de moto. Aproveite essas dicas e concretize seus sonhos!

1. O planejamento permite a melhor compra

Para adquirir um bem é necessário um bom planejamento para não gerar um sufoco no orçamento mensal.

Por isso, mesmo que uma motocicleta seja um dos veículos mais baratos para aquisição, é preciso planejar a compra para evitar apertos nas contas.

É preciso pesquisar, analisar e colocar tudo na ponta do lápis antes de fechar negócio.Quando se trata de orçamento, é importante lembrar que não se deve comprometer mais de 30% do valor total da renda com o pagamento da prestação de um veículo.

Portanto, buscar um consórcio pode ser a opção mais interessante para quem está programando a compra, já que o valor das prestações pode ser ajustado às necessidades do cliente.

Vamos a um exemplo prático: o plano é comprar uma motocicleta de R$ 30 mil, mas esse valor para financiamento em 36 meses deixa as prestações acima de R$ 600, ou seja, pode ser muito alto para o seu orçamento. Contratando um consórcio é possível adquirir a motocicleta desse valor com um contrato de 5 anos, por exemplo, em que as prestações são mais acessíveis, você não paga juros e ainda fica dentro do seu orçamento.

Como o consórcio funciona como uma poupança programada, nesse período você guarda o dinheiro para, ao final do contrato, poder adquirir a sua motocicleta. Com planejamento, a compra é facilitada para o cliente.

2. Crédito sem burocracia e sem juros

Ao buscar um financiamento para comprar uma motocicleta é preciso passar por uma avaliação de crédito que nem sempre autoriza a compra, devido à burocracia.

A contratação de um consórcio elimina essa necessidade de aprovação. Basta escolher o valor e o prazo de pagamento e enquadrar-se em um grupo de compradores com o mesmo objetivo.

Porém, durante esse período, é importante que o contratante regularize suas pendências financeiras, já que para a liberação da carta de crédito é preciso estar com o nome limpo, conforme previsto nas cláusulas do contrato.

O compromisso do cliente é pagar mensalmente as parcelas para evitar a perda do contrato e a não participação do sorteio mensal de contemplação da carta de crédito antecipadamente.

Quando o assunto é juros, essa pode ser uma das vantagens mais atrativas do consórcio. Não existe o pagamento pelo empréstimo antecipado do valor, deixando a compra mais barata.

O consórcio é uma poupança programada, portanto somente demanda o pagamento de uma taxa administrativa que varia entre 10 e 20% do montante da carta de crédito. Colocando na ponta do lápis, é muito mais barato que pagar cerca de 26% do valor da moto ao ano pelo financiamento.

Em três anos, por exemplo, o cliente acaba pagando 60% a mais do preço da moto por meio do financiamento, sendo que ela já sofreu uma considerável desvalorização desde que saiu da loja.

3. Os prazos de pagamento variam de acordo com as necessidades do cliente

Como o planejamento é a alma do negócio, pensar em um prazo razoável para pagar as parcelas sem ficar enforcado no final do mês é a opção mais interessante para comprar a tão sonhada motocicleta.

Via de regra, os grupos trabalham com prazos de 12, 24, 36 e 48 meses para pagamento da carta de crédito, porém existe a possibilidade de criar planos com prazos ainda mais longos, dependendo da formação de um grupo com objetivos específicos.

A compra programada se enquadra no orçamento do brasileiro, que não quer deixar de adquirir uma moto nova ou usada, mas precisa ter mais prazo e flexibilidade para fazer a compra.

4. Comodidade é uma das vantagens de um consórcio de moto

Com o consórcio não existe burocracia! Como a administradora do contrato apenas vai ficar responsável por guardar o dinheiro, para contratar o serviço basta apenas assinar a documentação de participação no grupo e pagar as prestações.

Quem financia a carta de crédito no final do contrato são os participantes - não é preciso que uma instituição bancária ou serviço de financeira injete valores para cobrar posteriormente do cliente.

Assim, não existe pagamento de juros e não existe risco de perder dinheiro, facilitando a compra para aqueles consumidores que antes não teriam a possibilidade de adquirir uma motocicleta dentro das suas condições orçamentárias.

Se o participante do grupo atrasa a prestação, automaticamente está fora do sorteio mensal de contemplação da carta de crédito antecipadamente.

Seguindo as regras do contrato, se ficar alguns meses com a parcela atrasada, pode ser excluído do grupo. É preciso ler com atenção as cláusulas antes de assinar a documentação de contratação do consórcio.

5. O consumidor tem mais segurança na hora da compra

Fazer uma poupança não é uma tarefa fácil. Sempre aparecem outras vontades de compra que acabam desviando o objetivo e adiando os planos para adquirir a motocicleta.

Com o consórcio, é possível planejar e concretizar a compra com maior grau de certeza.

A facilidade está no cliente escolher a motocicleta, definir o prazo que quer realizar a compra e pagar as parcelas. No final do período, com a carta de crédito no valor contratado em mãos, é possível fazer a compra à vista, não precisando adiar ainda mais a aquisição da motocicleta, seguindo à risca os planos.

Com o cenário de incertezas que a economia brasileira está vivendo, os clientes estão cada vez mais adquirindo um consórcio para concretizar os sonhos.

A poupança programada é a forma mais eficiente de juntar o dinheiro necessário para adquirir uma motocicleta nova ou usada.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as vantagens de um consórcio de moto, que tal fazer uma simulação e programar a compra da sua motocicleta nova? Não perca tempo, confira as opções!

Imagem Consorcio Embracon

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.