5 dicas para escolher os pisos de cada ambiente da casa

5 dicas para escolher os pisos de cada ambiente da casa

A gente sabe que cada casa tem um estilo próprio, cada cômodo uma personalidade, e cada um de nós as próprias prioridades. Por isso, escolher os pisos para casa é uma etapa muito importante, seja na construção ou na reforma. Quando a escolha é certa, tudo fica mais prático e fácil, desde a limpeza do dia a dia, aconchego e até ter mais facilidade de movimentação. São várias características que devem ser consideradas nesse momento.

Por isso, preparamos este artigo com as principais orientações de especialistas sobre pisos para a casa. Aqui, você aprenderá sobre pisos para cozinhas, salas, banheiros, quartos e áreas externas. Fique atento às dicas, elas são fundamentais para a escolha correta. Acompanhe e boa leitura!

1. Cozinha

Na cozinha, o principal foco de atenção deve ser com relação à durabilidade e facilidade de limpeza do piso. Os mais recomendados são pisos frios, a exemplo das cerâmicas e porcelanatos. Esses materiais podem ser encontrados em uma imensa variedade de tons e texturas. Além disso, contam com alta resistência à abrasão, algo fundamental nesses ambientes.

Outro fator positivo aqui é que as marcas inspiram-se em diversos elementos como metal, cimento, madeira e pedra. Isso faz com que tenhamos vários modelos para escolher considerando também aspectos estéticos!

Leia também: Como ter uma cozinha funcional em casa

2. Salas

Boa parte dos especialistas recorre ao piso de porcelanato para as salas. O motivo de ele ser muito indicado para esses ambientes é simples: são vendidos em várias opções de tamanho e são muito resistentes, o que é fundamental para um ambiente em que ocorre a maior circulação de pessoas. Além disso, eles são muito fáceis de instalar.

A parte legal é que podemos escolher até de acordo com o clima da região. Por exemplo, se moramos em locais com clima mais ameno, os pisos frios são excelentes, pois aumentam a sensação de aconchego e ainda sempre vão bem com tapetes. Para tornar tudo ainda mais elegante e quente, podemos apostar em móveis de madeira na decoração.

Já em regiões quentes pisos de porcelanato com acabamento fosco deixam as salas muito elegantes e frescas. Vale a pena a aposta!

Descubra: 5 dicas de decoração de sala para você fazer hoje

3. Banheiros

Por ser um ambiente com alto nível de umidade, os pisos mais indicados para banheiros são os porcelanatos, pastilhas de vidro e cerâmicas. Alguns profissionais optam também pelo mármore que, apesar de ser um pouco menos resistente, é muito poroso e consegue atender bem às necessidades próprias desse ambiente.

Por outro lado, há outros pontos a se preocupar nos banheiros, para além do piso escolhido. Primeiramente, é preciso cuidar para que ele seja bem ventilado. Além disso, devemos sempre limpar os rejuntes — principais acumuladores de bactérias nesse ambiente. Tomando cuidado com o piso certo e a limpeza, você terá sempre um banheiro cheiroso, arejado e bonito.

Reforma de banheiro: 3 dicas para fazer sem muita bagunça!

4. Quartos

Quando pensamos em pisos para quartos devemos sempre ter em mente o fator aconchego. Afinal, estamos falando do ambiente onde geralmente descansamos e recuperamos nossas energias. Nesse sentido, pisos vinílicos e os de madeira são os mais usados. Eles oferecem um alto nível de conforto e são muito bons no quesito durabilidade.

Agora, se o quarto é infantil precisamos ter um cuidado extra. Aqui, uma boa ideia são os pisos emborrachados, eles oferecem mais conforto e são muito seguros. Ótimos para um espaço de brincadeiras!

Saiba o que é tendência em decoração de quarto de casal

5. Áreas externas

Nas áreas externas você precisa avaliar alguns fatores essenciais como a exposição ao sol ou se há piscina. Por exemplo, nesses casos podemos optar por pisos cimentícios, decks de madeira ou pedras. São antiderrapantes e absorvem bem o calor. Uma dica geral é optar por pisos de tonalidade mais claras, assim a absorção de calor será menor.

Já se estivermos falando de uma área externa coberta e fechada outro fator deve ser considerado: a churrasqueira. Se esse for seu caso opte por pisos acetinados, pois são de fácil manutenção.

Na hora de definir os pisos para a casa leve em consideração esses fatores. Fazer isso evitará até mesmo gastos adicionais no futuro, uma vez que uma escolha errada pode trazer mais problemas do que soluções.

Gostou de nossas dicas? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber em sua caixa de e-mail muito mais temas interessantes para seu dia a dia.

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.