4 roteiros de viagem em Minas Gerais

4 roteiros de viagem em Minas Gerais

Apesar de ser o 4º maior estado do país, Minas Gerais possui dezenas de cidades históricas, uma próxima da outra. Quem quer conhecer bem a fundo o estado pode aproveitar muito bem uma viagem de carro, de preferência com bastante tempo disponível, para aproveitar cada pedacinho de uma das grandes belezas brasileiras.

Claro que, para curtir o que há de melhor em cada cidade, é preciso tempo. O ideal é reservar alguns dias para cada passeio, sem muita pressa.

A seguir, confira 4 destinos imperdíveis de Minas Gerais para viajar.

Belo Horizonte

Ok, vamos começar pela capital mineira. Apesar de ser conhecida como uma das maiores metrópoles do país, Belo Horizonte tem um ar interiorano e está rodeada de montanhas, cachoeiras e cidades históricas.

Você pode aproveitar um bom passeio cultural, a começar pela Igreja de São Francisco de Assis, parte do Complexo Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer e com telas de Cândido Portinari.

No bairro Savassi, é possível curtir boa música na Obra Bar Dançante e, se quiser apreciar uma das iguarias mais tradicionais da cidade, não deixe de visitar a Sorveteria São Domingos, localizada na esquina da Av. Getúlio Vargas com a rua Santa Rita Durão.

Ah, um detalhe: de BH é possível pegar 65 km de estrada para conhecer o maior museu a céu aberto do mundo, o incrível Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho.

Capitólio

Se você é apaixonado por cachoeiras, precisa conhecer a cidade de Capitólio. Banhada por mais de 1.440 km do Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, a cidade atrai turistas interessados em ecoturismo.

Ao chegar no local, que fica na Serra da Canastra, não deixe de visitar o Mirante dos Cânions, que dá uma bela visão panorâmica do local – ou seja, excelente oportunidade para tirar aquela selfie invejável!

Por lá, também é possível fazer um passeio de lancha e almoçar no requisitado Restaurante do Turvo.

Diamantina

São mais de 300 anos de história reunidas em uma única cidade. Diamantina ficou famosa por atrair interessados nos cobiçados diamantes na época do império português. Com muitas ladeiras e diversos monumentos históricos, é possível visitar a Casa de Juscelino Kubitschek e a Vesperata.

Uma vez na cidade, não deixe de visitar o Parque Estadual do Biribiri, com suas incríveis cachoeiras. Para chegar lá, é preciso se deslocar pelo menos 20 minutos de carro do centro da cidade.

Outras cidades próximas de Diamantina que merecem visita são Sabará e Serro, que contam com arquitetura notável e reúnem muitas histórias dos tempos de garimpo.

São Thomé das Letras

Uma das cidades que mais impressionam os turistas é São Thomé das Letras. Histórias de ETs, sacis e outros seres fantásticos costumam permear pela cidade que, além de lindas cachoeiras, possui grutas misteriosas, igrejas de pedra e a histórica Casa da Pirâmide, que proporciona um pôr-do-sol impressionante.

A viagem fica ainda mais agradável com uma passada no restaurante O Alquimista, com típicos pratos da região. Aproveite também curtir um bom som no Alcázar Rock Bar, cuja variedade de cardápio vai de comida árabe à pizza.

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.