35 coisas para fazer quando a pandemia passar

35 coisas para fazer quando a pandemia passar

2020 nos trouxe uma nova perspectiva. Com a pandemia do novo coronavírus, muitos paradigmas foram quebrados e aprendemos a viver de formas diferentes. Também vivenciamos como é ficar em casa, mas com saudades do mundo antigo, claro. Saudades de conhecer lugares, pessoas e viver novas experiências e passear pelo mundo.

Com o sentimento de que o fim da pandemia está próximo, só podemos comemorar e nos programar para viver tudo o que 2020 não tinha deixado ainda. Por isso, preparamos uma lista com algumas sugestões para fazer assim que a pandemia acabar. Para todos os gostos e bolsos. Confere aqui e já comece a se programar:

   1. Conhecer os museus da sua cidade e do Brasil

Você já parou para pensar o quanto faz falta estar perto de arte, de gente interessante e daquela pausa para o café animado depois de um dia andando em meio à arte? Nessas horas, dá saudades até das lojinhas dos museus. Aliás, você sabia que o Brasil tem alguns dos museus mais ricos e bonitos do mundo? Então agora é a hora de planejar os próximos passeios culturais! Comece pelos das suas cidades, depois explore alguns em cidades grandes como São Paulo (Masp, MIS, MAM), Rio de Janeiro (Museu do Amanhã, Museu Nacional, Museu de Arte do Rio) e, quem sabe, até planejar conhecer alguns dos mais bonitos do mundo.

   2. Marcar aquela viagem que você tanto sonhou

Uma das coisas que mais ficou latente é que a vida tem que ser vivida. Então que tal começar a tirar do papel aquela sua viagem dos sonhos? Pode ser um final de semana na praia, um safári na África ou um tão sonhado ano sabático. Londres, Nova York, Paris… chegou a hora de você realizar o seu grande sonho. 2020 foi tão difícil que todos estamos precisando descansar e pensar em, finalmente, realizar nossos sonhos de longa data. Não adie mais!

   3. Conhecer os 50 melhores bares do mundo

Todo ano, o site 50 bars of the world elege os melhores bares do mundo. Nos últimos anos, alguns bares brasileiros inclusive fizeram parte dessa lista. Por exemplo, na lista de 2019 o Guilhotina, em São Paulo, esteve na lista. Se você não mora em São Paulo, não tem problema, pode voltar a frequentar com paz os melhores bares da sua cidade e, quem sabe, planejar algumas viagens para conhecer alguns da lista. Guarde a lista para as viagens dos sonhos, o importante é matar a saudade de pedir aquele drink com um uma porção ao lado dos seus amigos.

   4. Ver a programação do SESC

Os SESCs têm muitas opções de lazer em diversas cidades do Brasil. Além das unidades situadas nas principais cidades do Brasil e em municípios do interior, o Sesc estende sua ação por meio de unidades móveis. Então, aproveite o fim da pandemia para explorar essa infinidade de unidades para ver os filmes em cartaz, os shows, as peças e as exposições. Além de conferir os restaurantes e aquela hora maravilhosa do café em amigos. E claro, quem é sócio do SESC pode, ainda por cima, aproveitar a piscina, as atividades culturais, as aulas e muito mais!

   5. Correr atrás do prejuízo e ir em todos os shows

Lollapalooza, Kiss, Bon Jovi e Backstreet Boys foram alguns dos shows cancelados em 2020. Agora, muitos nomes famosos já confirmaram shows nas maiores cidades do Brasil, contando que em 2021 estaremos livres da pandemia. Então, nada mais justo do que aproveitar para ver todas as bandas que não tivemos chances de ver em 2020. Com certeza, os shows vão voltar mais animados ainda depois de todo esse tempo de saudades.

   6. Voltar a frequentar os parques nos finais de semana

Os parques são as atrações nas cidades para todas as horas e, durante a pandemia, eles permaneceram fechados aos finais de semana. Agora é hora de tirar sua bicicleta, patins, skate do armário e aproveitar os melhores parques da cidade. O seu cachorro vai adorar e a sua saúde também! Aproveite a chance para conhecer alguns dos parques que você ainda não conhece na sua cidade.

   7. Ir à praia

A praia também estava parcialmente aberta, porém cheias de restrições. Chegou a hora de correr para o abraço no programa favorito do brasileiro. Que tal uma água de coco, sentado (a) na frente ao mar com seus amigos e familiares? Agora pode, sem culpa nem dor de cabeça. Só precisa pensar agora no trânsito ou optar pelas praias mais afastadas e vazias. O Brasil é famoso por algumas das praias mais bonitas do mundo, opção não vai faltar.

   8. Um piquenique com os amigos e familiares

Tanto nos parques, quanto nas regiões de praia ou montanha, um piquenique no meio da natureza com os amigos que deixamos de ver por causa da pandemia, parece um sonho. Então, separe alguns queijos, frutas e a bebida de sua preferência. E aproveite! Esse é um programa que agrada pessoas de todas as idades, principalmente as crianças que têm a chance de se exercitar e rever os amigos que ficaram tanto tempo afastados.  

   9. Conhecer os cafés mais charmosos da sua cidade

Imagina sentar em um café super confortável, pedir o seu tipo de café favorito, alguns pães de queijo e ler um livro com calma, sem máscara e sem medo. Faça uma busca detalhada dos cafés mais legais da sua cidade e vá conhecendo um por um. Pode ser uma opção para a manhã, para um brunch ou mesmo uma tarde de cultura.

   10. Conferir a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen no MIS

Por meio de uma curadoria inédita para o Brasil, a exposição traz fotografias feitas por Bob Gruen, um dos maiores fotógrafos da cena rock'n'roll, que documentam a vida de John Lennon no período em que ele morou na cidade de Nova York. As imagens de Gruen exploram não apenas a relação de John Lennon com Yoko Ono durante os anos 1970, mas também suas diferentes facetas: pai, ex-Beatles e rock star no auge da fama.

   11. Conhecer novos restaurantes

Os restaurantes foram muito atingidos pela epidemia. Muitos restaurantes e bares fecharam, principalmente no primeiro momento em que as pessoas não saíam de casa. E agora é a hora de se restabelecer. Chame os amigos e faça uma lista dos seus restaurantes favoritos para matar a saudade. Essa ação apoia, inclusive, a retomada deles com força total.

   12. Visitar feirinhas orgânicas

Os pequenos agricultores não pararam! Mas nessa fase de isolamento, nós não tivemos mais a chance de ir visitá-los, então que tal se organizar para ir conhecer as feirinhas orgânicas na sua cidade para ir atrás de alimentos sem conservantes e fresquinhos?

   13. Ir a parques de diversão e temáticos

O Brasil tem grandes e ótimos parques de diversão, como o Beto Carrero World, Parque da Mônica, o Hopi Hari, Wet’n Wild. Esses parques são ótimas opções para quem quer se divertir sozinho, ou mesmo para levar a família e as crianças. Nada melhor do que um dia cheio de montanha-russas, roda gigante e aventura!

   14. Conhecer a cidade das flores

Holambra é conhecida como a cidade das flores do Brasil, mas o roteiro inclui diversas opções de lazer. Além das flores, a cidade é famosa por seus queijos, suas cachoeiras, seus parques, museus e sua gastronomia super inspirada nas comidas holandesas.

   15. Hélio Oiticica no Masp

Conferir a mostra Hélio Oiticica: a dança na minha experiência no Masp - Museu de Arte de São Paulo. A mostra toma emprestado o título de um texto do artista publicado em 1965 e tem como ponto de partida o Parangolé, um de seus trabalhos mais radicais. Hélio Oiticica é um dos artistas mais radicais do século 20 no panorama da arte brasileira e internacional. Seus experimentos renovaram meios e suportes tradicionais (como o desenho, a pintura, a escultura, o objeto, o filme e o vídeo) criando novas formas e mídias

   16. Uma ida ao teatro

O teatro foi um dos grandes atingidos pela pandemia do coronavírus, muitos profissionais precisaram ficar sem trabalhar e as peças foram suspensas. Por isso, com o retorno dos programas culturais, uma ida ao teatro com certeza é uma ótima forma de incentivar o setor e, claro, se deleitar com histórias e atuações incríveis dos atores e técnicos de teatro brasileiro.

   17. Planejar suas férias para a Europa

Fronteiras abertas, aviões seguros e passeios liberados. Agora é só fazer um planejamento para conseguir sua tão sonhada viagem para a Europa. Nesse post ensinamos as melhores maneiras de você planejar essa conquista. Agora é só escolher quais países você sonha conhecer, se planejar e descobrir o antigo continente.

   18. Fazer um cruzeiro

Dormir e acordar vendo o mar, com atividades incríveis e conhecendo cidades lindas pelo Brasil e pelo mundo. Agora já pode.  E esse é o momento certo para você começar a se planejar para viver esse sonho. Fizemos um post para você saber tudo sobre fazer viagens de cruzeiros com todos os detalhes que você precisa saber para realizar o seu sonho.

   19. Aproveite para ir no Mercado Municipal da sua cidade

Com certeza um dos melhores lugares para conhecer primeiro assim que você chega em qualquer cidade no Brasil são os conhecidos ‘mercadões’. Além de ser a melhor forma de conhecer as comidas regionais, é um ótimo passeio para toda a família, com muitas surpresas no caminho e ótimas compras garantidas.

   20. Festivais Gastronômicos

Uma das melhores coisas do Brasil são os festivais gastronômicos. Neles você tem a chance de conhecer diversos gostos do Brasil, feito pelos melhores chefs e a preços super em conta. Tem o festival gastronômico de Tiradentes, o Sabor de São Paulo, em Gramado, Joinville e muitas outras cidades. Não deixe de viajar, experimentar novos sabores e matar a saudade de estar perto de gente que você gosta.

   21. Mergulhe pelo Brasil

O Brasil tem algumas das praias mais bonitas do mundo. E por isso, temos também os melhores pontos para mergulhar. Se você tem interesse em aprender a mergulhar de verdade e tirar o certificado internacional, matricule-se em um curso na sua cidade para aprender todos os estágios. O próximo passo é aproveitar para ver o fundo do mar bem de perto e muitos peixes, claro.

   22. Que tal pular de paraquedas

Uma das experiências mais intensas da vida com certeza é saltar em queda livre entre as nuvens.

Quem quer testar por esse esporte radical pode procurar por diversas escolas no Brasil. Uma das mais famosas fica em Boituva. Essas escolas ensinam o passo a passo, fazem simulações e estão aptas a te atender e tirar todas suas dúvidas. Agora é só fechar os olhos e sentir o ventinho!

   23. Esquiar

Apesar do Brasil estar longe de ser o país da neve, é possível esquiar por aqui sim. Existem duas cidades que oferecem essa experiência por aqui: São Roque e Gramado, na Serra Gaúcha.

Em São Roque, além de diversos outros esportes radicais como o rafting, é possível esquiar em uma estação - sem neve. Já em Gramado, você consegue aproveitar a neve em diversas formas: Patinação no Gelo, Esqui, Montanha de Neve e Snowboard. Uma experiência inesquecível para toda sua família.

   24. Mergulhar nas principais cachoeiras da sua região

A natureza no Brasil é realmente impressionante. E uma das belezas encontradas em praticamente todos os Estados brasileiros são as cachoeiras. O país tem diversas opções para todos os gostos: mais altas, com opções para banho dos turistas, águas claras, outras escuras. Cada uma tem sua característica especial e são incríveis de desvendar.

   25. Conhecer os acidentes geográficos do Brasil

Geralmente no litoral, falésias são formações causadas pelo vento e água, ao longo de milhares de anos, resultando em paredões íngremes. Aqui no Brasil,  são encontradas no Nordeste. As mais conhecidas ficam em Pipa, no Rio Grande do Norte, mas também é possível encontrar falésias no Ceará, Alagoas, Bahia e Pernambuco.

   26. Conheça o interior do país

São tantas opções de tirar o fôlego que até perdemos a conta. No interior do Brasil temos as rotas reais, as cidades do ouro e do diamante. Tudo espalhado entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Essa é uma viagem muito agradável para se fazer de carro e com tempo.

   27. Conhecer as fazendas de café da época colonial

O Brasil é feito por um mosaico cultural de povos vindos de todas as partes do mundo, Europa, Ásia, África, se encontraram com a população indígena e somaram todos os seus conhecimentos culturais na formação de uma identidade múltipla, que representa a pluralidade e a simpatia característicos do povo brasileiro.

   28. As praias do litoral Sudeste entre Rio e Santos

Existem praias lindíssimas entre São Paulo e Rio de Janeiro, e um ótimo passeio é pegar o carro e ir parando por essas praias. No percurso você encontra praias lindíssimas como Maresias, Ubatuba, Paraty. Não deixe de fazer esse caminho com tempo para aproveitar bastante, vá parando nos hotéis de cada cidade e passando pelo menos um dia para conhecer as praias das cidades!

   29. As igrejas de Minas Gerais

Parte da história brasileira se esconde nas dezenas de igrejas espalhadas por Minas Gerais. Tanto as luxuosas e cheias de ouro até pelas pequenas capelas construídas por escravos. O estilo rococó e barroco se fundem em história viva e religiosidade ainda latente nas cidades. São verdadeiras obras de arte! Aproveite e faça um tour pelas cidades históricas de Minas, como Tiradentes e Ouro Preto.

   30. As obras do mestre Aleijadinho

Continuando o passeio por Minas Gerais não deixe de conferir a obra de um dos grandes artistas da cidade, o mestre Aleijadinho. Considerado como um dos principais artistas do Brasil colonial, Aleijadinho era escultor, arquiteto e entalhador e fez obras impressionantes em Minas no século XIX. Confira a lista das principais:

1. Igreja de São João Batista, em Barão de Cocais

2. Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

3. Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas, no Santuário de Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas

4. Cadeiras e Trono Episcopal, no Museu da Arte Sacra de Mariana

5. Detalhes da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima

6. Detalhes da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Sabará

   31. Conhecer Bonito

Bonito é um prato cheio para quem gosta de aventura. A cidade conta com opções de camping e hotéis-fazenda, além de atividades como rapel, tirolesa, arvorismo, teleférico e até voo de balão.  Bonito é conhecida pela sua paisagem exuberante cheia de cachoeiras.

   32. Ir à Amazônia

A Amazônia é um ícone da natureza no mundo inteiro. Na maior floresta tropical do mundo ainda está a maior bacia hidrográfica do planeta. Nas diversas opções de passeios pela floresta, você ainda pode conhecer os mais diversos animais de uma das faunas mais ricas do mundo, além de conferir uma vegetação rica e milenar. Com certeza todo mundo deveria conhecer a floresta Amazônia um dia. É uma experiência capaz de mudar a sua vida!

   33. Desvendar os segredos das águas do Pantanal brasileiro

Além da Amazônia, o Pantanal é uma ótima opção para conhecer a exuberância da floresta brasileira. A sua área aproximada é 150.355  km² (IBGE,2004), e ocupa 1,76% da área total do território brasileiro. Uma curiosidade do Pantanal é que muitas espécies de animais ameaçados de extinção em outros estados brasileiros são encontrados por lá, como o  tuiuiú – ave símbolo do Pantanal. Segundo a Embrapa Pantanal, quase duas mil espécies de plantas já foram identificadas no bioma e classificadas de acordo com seu potencial, e  algumas apresentam vigoroso potencial medicinal.

   34. As colônias europeias no Brasil

A diversidade dos povos que vieram para cá resultou em diversas colônias espalhadas pelo Brasil que mantém algumas das suas tradições até hoje. Algumas cidades como Joinville são famosas por manter as tradições alemãs, por exemplo. A arquitetura com certeza vai te fazer querer voltar o mais rápido possível.

   35. Os vinhedos do Brasil

Outra coisa que fazemos bem pelo Brasil são os vinhos. E na região sul você consegue conhecer os vinhedos e toda a história dos vinhos por aqui. Um dos mais famosos no país é o Vale dos Vinhedos. Ele fica em uma região que ocupa uma área de 82 quilômetros quadrados na Serra Gaúcha, no do Rio Grande do Sul, no Brasil e tem diversas opções de degustação e passeios.

Que tal começar a planejar uma viagem para conhecer algum dos lugares da lista quando a pandemia acabar? Faça uma simulação em nosso site e conheça os planos que cabem no seu bolso!

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.

Simulação Consórcio