3 razões para fazer uma festa de formatura

3 razões para fazer uma festa de formatura

Com o término da faculdade, muitos compartilham a mesma dúvida: devo ou não fazer uma festa de formatura? Afinal, se por um lado essa comemoração requer tempo e um bom planejamento financeiro, por outro ela é uma oportunidade de celebrar o ingresso na vida profissional. E, também, na construção da carreira que tanto desejaram.

Por isso, se você também fica dividido a respeito do que deve fazer, não se preocupe. Neste texto, nós vamos dar 3 motivos do porquê investir nesse tipo de comemoração. Confira!

1. Seguir uma tradição secular

No exterior, especialmente nos EUA e nos países nórdicos, a colação de grau serve como a coroação do fim de um período de muito esforço e estudo. Após ela, não ocorrem grandes eventos comemorativos. Quando há, o mais comum são reuniões familiares privativas.

Porém, no Brasil, a história é diferente. Desde o século XIX se tornou uma tradição social e cultural marcar essa fase de transição entre a vida acadêmica e a vida profissional com uma grande celebração festiva e religiosa.

Tanto é que a festa de formatura ainda é chamada em muitos locais de "baile de formatura". A palavra faz referência ao modo como os eventos eram chamados naquela época (sempre com a palavra baile na frente). Além de se inspirar em toda a pompa que tinham as celebrações de debutante e de casamento desse período.

Portanto, realizar o culto ecumênico e, em seguida, a festa é uma forma de fazer parte da história de celebrações adaptadas do país. Também estimular o apreço por velhos costumes na nova geração.

Sem dinheiro para a festa? Simule o consórcio de serviços

2. Poder reunir toda a família (e até amigos)

Fazer uma festa de formatura é a chance de reunir parentes próximos e amigos para compartilhar este dia único e comemorar as conquistas e a evolução do seu filho - ou a sua própria. Afinal de contas, essas celebrações costumam ocorrer em grandes salões e casas festivas.

Ao contratá-las, cada recém-formado pode optar pelos pacotes mais completos que permitem levar não só membros da família para o local mas, também, convidados extras (como amigos, conhecidos, vizinhos etc.). Ou seja, dá para fazer uma grande confraternização que, sem dúvidas, renderá memórias eternas.

3. Ter a oportunidade de homenagear professores

Por fim, a festa de formatura pode ser um excelente momento para que os recém-formados prestem homenagem. Especialmente, àqueles que foram essenciais nessa jornada: os professores. Afinal, eles não só transmitem conhecimento, mas também incentivam, dão apoio e ajudam cada um dos alunos durante toda a faculdade.

Por isso, nada melhor do que terminar esse ciclo — que muitas vezes dura 6 anos — agradecendo e retribuindo o carinho.

Como você viu, não faltam motivos para fazer uma festa de formatura. Por isso, siga a nossa dica: contate uma agência de eventos para organizar a cerimônia. Eles podem estipular detalhes do local, da quantidade de convidados, do buffet etc. Sem dúvidas, será um momento único para toda a sua família.

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.