10 importantes dicas para economizar nas compras de casa

10 importantes dicas para economizar nas compras de casa

2020 está sendo um ano muito desafiador em diversos aspectos. Além de estarmos enfrentando uma pandemia, o Brasil está em um momento econômico muito complicado e todo mundo foi afetado direta ou indiretamente de alguma forma.

Dentro de uma casa de família, com certeza os maiores gastos mensais são as compras alimentares. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, esses gastos representam mais de 22% do orçamento familiar. Esse mesmo estudo mostra que, quando somadas as despesas com habitação, transporte e alimentação, elas chegam a comprometer quase 72% do orçamento - o que faz com que sobre muito pouco para outras necessidades.

Pensando nisso, trouxemos uma lista de dicas sobre como economizar com os gastos nos supermercados, não comprar sem pensar e até como  não cair nas estratégias de marketing das grandes redes. Confira aqui:

1. Preste atenção nas promoções semanais

Cada mercado tem sua agenda diferente e, criando um hábito de planejar as suas compras, você consegue entender qual mercado tem bons preços de acordo com o que deseja. Às vezes, vale a pena comprar bebidas em uma loja e produtos de limpeza em outra, por exemplo.

Outra dica é planejar o seu melhor dia de ir ao mercado, levando em consideração detalhes como: quando é o dia da feira para frutas e legumes ou quando chegam as mercadorias mais frescas como leite e ovos. Isso evita que você compre itens não tão frescos e que podem estragar logo.

Além disso, sempre fique atento: muitos mercados têm dias próprios com descontos em algumas seções de produtos, como limpeza e higiene.

2. Faça uma lista de compras

Nessa hora, leve em consideração o que sua família consome durante a semana. Também é bom fazer um cardápio de refeições para organizar melhor o que será comprado e o que sua família realmente costuma consumir. A lista semanal também te ajuda a entender quanto você costuma gastar de quanto em quanto tempo.

Como alternativa, a boa e velha lista de compras pode ser substituída pelos aplicativos de celular que também são ótimos porque trazem dicas na hora de comprar.  

Outra vantagem de estar com uma lista separada por categorias de produtos é que com ela você não fica dando voltas no supermercado - o que também te faz ver menos itens à disposição e caindo no risco de comprar mais.

3. Estipule um valor fixo por ida ao supermercado

Tente gastar um valor fixo toda ida ao supermercado, porque faz você ter noção de quanto acaba gastando em média e evita gastos supérfluos.

Essa estratégia também te faz perceber as oscilações de preço de cada semana.

4. Alguns produtos valem a pena serem adquiridos no atacado

Mercadorias não perecíveis podem ser compradas em grandes quantidades e por um valor menor em atacadistas. Só preste muita atenção para não comprar os itens em uma quantidade exagerada que podem gerar desperdício.

5. Fome e pressa não combinam com supermercados

Isso já foi comprovado cientificamente que, quando você vai ao mercado com fome você acaba comprando mais do que se estivesse saciado. É a famosa compra por impulso, e ela deve ser evitada a todo custo.

A questão da pressa é que acabamos pegando as mercadorias sem pesquisar preços e corremos mais o risco de comprar o mais caro.

6. Pesquise pelas promoções e compre os itens da estação

Os supermercados estão cada vez mais modernos. É super fácil pesquisar promoções nos sites e até mesmo itens com desconto chegam por e-mail - caso você desejar. Clubes de vantagens também oferecem descontos e promoções exclusivas para associados e podem valer super à pena.

Na hora de pesquisar os itens, fique atento às notícias. Alguns itens sobem de preço muito rápido por diversos motivos (como excesso de chuva, falta de distribuição, etc) e pode ser o caso de não adquirir aquele produto específico naquela ida e substituir por algum outro.

7. Procure por marcas boas e baratas

Permita-se experimentar, você pode se surpreender. Desde novas marcas até os produtos com marcas dos próprios supermercados, que costumam ser mais em conta e de boa qualidade.

Então, quando for comprar produtos básicos e estiver buscando formas de como economizar dinheiro no supermercado, opte por marcas não tão conhecidas e com preços mais atrativos.

8. Conheça as estratégias dos supermercados

Você sabia que os mercados fazem pesquisas e mais pesquisas para entender o hábito dos consumidores? Isso faz com que eles tenham várias táticas para que você acabe comprando mais do que você precisa.

A principal estratégia é a distribuição dos produtos nas prateleiras. As mercadorias que ficam mais à altura dos olhos costumam ser mais caros. Os mais baratos costumam ficar mais escondidos nas prateleiras mais pra cima ou para baixo. Também é muito comum colocar na parte inferior das gôndolas os itens vendidos para crianças.

9.  Fique atento na hora de passar as compras pelo caixa

Confira todos os produtos na hora de passar no caixa. Muitas vezes as promoções aplicadas não aparecem no caixa e o atendente pode retratar isso.

No final da compra, antes de pagar, olhe com atenção a nota fiscal e caso você veja alguma alteração de valor, converse com o atendente.

10. Cuidado com as mercadorias expostas no caixa

Essa é outra estratégia que os supermercados usam e abusam. Eles colocam os produtos que a gente acha que pode precisar na gôndulas perto do caixa. Então, quando estamos esperando acabamos comprando por impulso. Esses itens costumam ser de marcas mais caras também.

Cuidar de casa e das finanças não é fácil, né? A Embracon te ajuda na hora de economizar e se organizar. Faça uma simulação e veja as vantagens de fazer um consórcio.
Simulação Consórcio